Você, provavelmente, já ouviu falar no Tribulus Terrestris mas você sabe o que é? Tribulus é uma erva daninha da família Zygophyllaceae que é encontrada em diversas áreas do mundo.
Ela é uma das poucas plantas que foi popularizada com o seu nome botânico, mas é possível encontrá-la com nome de: videira da punctura, abrolhos, cruz de malta ou abre-os-olhos.


A tribulus é uma planta herbácea que é caracterizada pelo caule flexível e, geralmente, inferior a 1 metro. Possui muitos espinhos e seus frutos têm formato arredondado e aparência espinhosa.


É predominante em regiões quentes e muito utilizada para fins terapêuticos. Acredita-se que ela pode ajudar na regularização hormonal, serve como estimulante sexual e ajuda no ganho de massa magra.

tribulus terrestris

Benefícios do Tribulus Terrestris


Umas das substâncias presentes no tribulus é o protodioscina. Alguns estudos mostram que essa substância ajuda no efeito vasodilatador, com isso ele pode ajudar na redução da pressão arterial e também como estimulante sexual, já que contribui para uma ereção mais prolongada.
O protodioscina pode estimular o hormônio LH, que é localizado no testículo do homem e quando este hormônio é estimulado, ocorre o aumento na produção da testosterona. Desta forma, é possível que ele aumente a libido.

Tribulus Terrestris para ganho de massa magra


Devido ao aumento na produção da testosterona, ele pode atuar no aumento da resistência, da massa muscular e definição física.
Isso significa que, associar o consumo de Tribulus a atividades físicas, pode favorecer o desempenho esportivo. Ele favorece o condicionamento, a redução da fadiga muscular e o aumento da força física. Aumentando a performance durante a atividade de alta intensidade assim, melhorando e facilitando o ganho de massa magra.

Tribulos Terrestris ajuda a emagrecer


Ele pode favorecer indiretamente na redução de taxas de gordura corporal. Isso ocorre quando ele é associado à exercícios físicos, aumentando o percentual de massa magra faz com que o organismo naturalmente gaste mais energia.
Significa que há maior gasto de calorias para manter as funções orgânicas, sobretudo durante a pratica de atividades físicas.

Como consumir e a dosagem do Tribulus Terrestris


Ele normalmente é consumido em extratos ou cápsulas e não é recomendado usar a planta in natura para preparar chás. É interessante ingerir cada uma das três doses do tribulus durante as principais refeições ou seguir as recomendações do especialista fitoterápico.

Contraindicações do Tribulus Terrestris


Ele não é indicado para todo mundo, principalmente pessoas com qualquer tipo de câncer é recomendado que o evite.
Assim como mulheres com alterações na suprarrenal, excesso de pelo, que possui problemas de hipertrofia do clitóris, síndromes de androginia. Quem sofre de queda de cabelos e pele oleosa também não deve consumir.
O tribulus terrestris não é orientado para gestantes, lactantes e crianças.