O cártamo é uma planta nativa do Oriente Médio e cultivada em várias partes do mundo. É uma parente do girassol e têm flores amarelas ou alaranjadas, que já foi originalmente utilizada em cosméticos e tecidos como corantes.
Atualmente, o seu cultivo é voltado para a extração do óleo, a partir das suas sementes. Ele é rico em gorduras insaturadas, que fazem bem à saúde.
Pelos benefícios que este óleo oferece para a saúde, ele vem ganhando muito destaque e sendo usado cada vez mais, servindo como suplemento alimentar.

                                                     

Para o que serve e quais suas propriedades?


São dois tipos de óleos de cártamo: o monoinsaturado e o poli-insaturado.

Óleo monoinsaturado: é rico em ácido oleico, conhecido também como ômega-9, ácido graxo insaturado resistente à altas temperaturas. É indicado na preparação de pratos quentes e pode ser substituir o óleo de soja de oliva, de girassol e outros menos saudáveis.


Óleo poli-insaturado: é rico em ácido linoleico, também conhecido como ômega-6, um ácido graxo poli-insaturado. É mais sensível e não teve ser aquecido pois é suscetível a oxidação. É ideal que seu armazenamento seja em locais frios e, é mais comum ser usado como suplemento nutricional. O ômega-6 é fundamental para o funcionamento do organismo humano, porém o corpo não consegue produzi-lo, por isso, deve ser obtido por fontes alimentares.


Propriedades para saúde: Uma dose diária do óleo de cártamo pode reduzir colesterol ruim, inflamações e a gordura corporal. E também, pode ajudar a melhorar o coração e promover o ganho de massa magra. Além disso, o óleo é extremamente rico em vitamina E e é um potente antioxidante.

Os principais benefícios do óleo de Cártamo


1. Perda de Peso:

Ele é um grande aliado na dieta, os ácidos graxos insaturados estimulam a queima de gordura corporal. Consumir, moderadamente, como substituto de outros tipos de gorduras é um meio de acelerar o metabolismo, a queima de gordura e consequentemente, a perca de peso. Lembrando, é claro, que a deita é fundamental e o óleo é um componente que auxilia em conjunto.
Além disso, o consumo do óleo de cártamo aumenta os níveis de seretonina no organismo e de hormônio adiponectina. O primeiro, relacionado ao humor diminuindo a ansiedade e promovendo bem-estar, condições que auxiliam a reduzir o apetite e a ingestão de calorias. E o segundo, um hormônio secretado pelo tecido adiposo que participa da regulação da glicemia e do catabolismo dos ácidos graxos. Seus níveis na corrente sanguínea estão diretamente relacionados à perda de peso e a baixas porcentagens de gordura corporal.

2 - Redução do colesterol e benefícios ao coração:

Os níveis de colesterol estão ligados à suscetibilidade de doenças cardiovasculares. E o óleo de cártamo, tem propriedades que ajudam na diminuição do colesterol ruim, que pode se acumular em vasos sanguíneos e bloquear o fluxo. Além disso, como já mencionamos, ele tem a capacidade de elevar os níveis de HDL, que é o colesterol bom. Se tornando um grande aliado à saúde do coração.

3 - Níveis de açúcar no sangue:

A suplementação diária do cártamo reduz níveis de açúcar no sangue, desta forma auxiliando no controle da glicemia.

4 - Pele e Cabelo:

Ele é um grande aliado para a pele, por ser rico em ácido linoleico, que melhora a aparência, a hidratação e ajuda reduzir a acne. Por sua, quantidade favorável vitamina E, ele ajuda a combater os radicais livres, consequentemente, reduzir rugas, linhas de expressões e mantém a pele renovada.

O couro cabeludo é outro benefício do óleo de cártamo, que estimula o crescimento, fortalece os folículos

Melhora também a saúde dos cabelos. O ácido oleico é muito benéfico ao couro cabeludo e raiz dos cabelos, estimulando o crescimento e deixando os folículos mais fortes.

5 - Sistema imunológico:

Ele ajuda no fortalecimento do sistema imunológico já que o seu ácido linoleico estimula à defesa contra micro-organismos invasores e outras lesões.

6 - Antioxidante Natural:

Como sua fonte de vitamina E é extremamente elevado, ele se torna um ótimo antioxidante que protege as células do corpo contra radicais livres. Além da proteção dos raios UV, combate o envelhecimento precoce e diversas doenças.

Preocupações
Alguns cuidados devem ser observados para o seu consumo. Como: pessoas com problemas de coagulação sanguínea, doenças hemorrágicas. O óleo de cártamo apresenta propriedades anticoagulantes, que “afinam” o sangue e mulheres grávidas.

A Fórmula Equivalente trabalha com óleo de cártamo em suas lojas físicas, de forma manipulada. Entre em contato e sabia melhor como utiliza-lo no seu dia-a-dia como suplementação alimentar.