A gripe H1N1, que teve maior atenção mundial em meados de 2009, ainda é uma realidade, principalmente no Brasil. Com a chegada do outono e a baixa temperatura da estação o vírus do H1N1 consegue ficar mais resistente e a contaminação entre pessoas se torna mais fácil.

Apesar de já haver vacina contra a doença, o Brasil registrou neste ano até aqui, cerca de  305 casos de gripe H1N1 causando mais de 45 mortes em 11 estados. Por isso o governo brasileiro decidiu adiantar a aplicação da vacina contra o H1N1 na população, que teria inicio no dia 30 de abril. Já é possível encontrar a vacina disponível em postos de saúde em alguns estados.

Mas como sempre defendemos o lema do “É melhor se prevenir do que remediar”, abaixo damos algumas dicas para você se imunizar do H1N1 com atitudes do dia a dia:

Higiene é primordial – Lave as mãos com água e sabão ou sabonete sempre após sair do transporte público ou quando tiver contato com objetos de uso coletivo como: corrimão, barras de apoio, maçaneta, entre outros.

Evite aglomeração em lugar fechado – Lugares como sala de aula, transporte coletivo e escritório deve ser arejado e, se possível, com janelas abertas com circulação de ar.

Alimentos com Vitamina C é seu melhor amigo -  Opte por frutas como laranja, tangerina, caju, acerola, entre outros. A vitamina C ajuda a diminuir o risco de desenvolver pneumonia e infecções pulmonares.

Sempre que sentir sintomas da gripe normal consulte o seu médico e siga as instruções que ele passar. Seguindo estas instruções você vai se prevenir da gripe e ajudar no combate ao vírus do H1N1.

Fonte: G1 São Paulo e Uol Ciências e Saúde.