Medicamentos manipulados são medicamentos fabricados de forma individualizada pelas farmácias de manipulação. Isso significa que eles são produzidos de forma personalizada de acordo com o tratamento de cada paciente.


A personalização do tratamento é mais vantajosa e econômica, afinal o paciente compra a quantidade exata do medicamento que necessita consumir. Ao contrário dos medicamentos industrializados onde, em alguns casos, o paciente acaba realizando a compra de uma quantidade maior ou menor do que de fato necessita.


Além disso, ele possui diversas outras vantagens com relação aos industrializados, tais como: a versatilidade de poder ser elaborado e formulado em diversas formas farmacêuticas, podendo ser adaptado para a necessidade de cada paciente, como por exemplo: cápsulas, cremes, envelopes, pastilhas, shakes, chocolates e etc.

Algumas vantagens de manipular o seu medicamento:


- Dose personalizada


Como anteriormente mencionado, uma vantagem dos medicamentos manipulados é a dose personalizada e individualizada para o tratamento de cada paciente. Sendo este elaborado com base na necessidade de cada indivíduo. Sendo possível o prescritor elaborar inclusive doses iniciais, doses de manutenção do tratamento e doses de desmame do mesmo.


Os remédios industrializados são padronizados, seguindo a dose da substância por comprimido e a quantidade de pílulas por embalagem.


Outro fator considerável, é que não haverá sobras dos medicamentos, deste modo há um uso racional da medicação e do tratamento. Descartam-se preocupações futuras com automedicação e com o descarte inadequado desses fármacos no meio ambiente em caso de vencimento dos mesmos.


- Maior segurança


A qualidade do produto é extremamente importante quando falamos de medicamentos manipulados. Por isso, todas as matérias-primas utilizadas são adquiridas de fornecedores qualificados e possuem um laudo de análise do fabricante, o que garante a qualidade e certificação do insumo. Além disso, os laboratórios de manipulação seguem normas rigorosas, procedimentos e um controle de qualidade final da formulação que garante e assegura a qualidade da formulação.


- Baixo Custo


De acordo com dados do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) os medicamentos manipulados são 50% mais baratos que os mesmos medicamentos industrializados e possuem a mesma qualidade.


- Possibilita associações medicamentosas


Algumas pessoas fazem uso de diversos medicamentos e por vezes é possível realizar uma associação dos mesmos e fazer uma fórmula que atenda às diversas necessidades do paciente. O prescritor hoje em dia, tem papel importantíssimo na personalização do tratamento de seu paciente e a farmácia de manipulação tem papel fundamental para executar com excelência essa formulação.


- Personalização de rótulos


Os rótulos dos produtos manipulados são personalizados com o nome do paciente, nome do médico, número de registro da receita, data de fabricação e validade, descrição completa da formulação, posologia e identificação da farmácia e do farmacêutico responsável. Essa individualização favorece o uso direcionado da medicação pelo paciente e evita riscos, tais como: a troca ou o consumo inadequado por outras pessoas. Aumentando a segurança, tanto do paciente quanto das pessoas ao seu redor.