Na hora de escolher uma cadeira de rodas para um paciente podem surgir muitas dúvidas. E é preciso esclarecer todas, pois comprar uma cadeira inadequada pode trazer desconforto e, dependendo do caso, até dificultar a recuperação.

É importante que a pessoa se identifique com o modelo e marca da mesma, mas principalmente que ela atenda às necessidades de quem vai usá-la, que traga conforto, segurança e a maior independência possível. É preciso analisar pontos importantes como, por exemplo, se o período de utilização do equipamento será temporário ou permanente, o peso e o tipo de lesão do paciente.

Existem diferentes tipos de cadeira de rodas.

A Fórmula Equivalente possui um extenso catálogo com modelos de cadeiras com apoios de pernas articuláveis e eleváveis e estruturas dobráveis. Temos disponíveis também produtos com estrutura de alumínio, que são fáceis de desmontar, leves e muito confortáveis.

Em alguns modelos os pneus são maciços e não murcham, estes, são mais indicados para quem vai usar por um curto período ou para condomínios, que, por lei, precisam ter uma cadeira de rodas à disposição. Os preços desse tipo de equipamento são mais atrativos.

Há também cadeiras com pneus infláveis, que dão mais conforto ao usuário. Essas são indicadas para o uso diário, pois facilitam a locomoção.

Lembrando que todas as cadeiras tem variação de tamanho do assento.