A quarta-feira de cinzas é o dia oficial da ressaca pós-carnaval. Depois de curtir 4 dias de folia e ter abusado um pouquinho da bebida, o que sobra é aquela sensação horrível que apenas uma ressaca pode nos proporcionar.

Basicamente, os sintomas leves da ressaca são: as famosas dores de cabeça, estômago sensível, boca seca e muita sede. Quando a ressaca é mais forte, vem acompanhada de ânsia, vômitos e dores pelo corpo. Normalmente esses sintomas aparecem no dia seguinte, depois de dormir e, podem atrapalhar significativamente o seu dia.

Por isso, para combater a ressaca é indicado realizar uma alimentação leve durante o dia, baseada em grelhados e vegetais e caso necessário fazer uso de algum medicamento específico para os sintomas causados pela ressaca.

Separamos algumas dicas para te ajudar a passar por esse probleminha de forma mais rápida:

Beba água: é bem clichê, mas funciona. O álcool causa desidratação no organismo, então beber muita água ajudará o corpo a se recuperar mais depressa.

Remédio para ressaca: alguns remédios podem te ajudar a curar alguns sintomas da ressaca. Efervescentes para o estômago e compridos para as dores de cabeça podem ser aliados.

Suco natural: os sucos de frutas naturais possuem um açúcar chamado frutose, que ajuda o corpo a queimar e eliminar o álcool mais rápido.

Biscoitos de Mel: os biscoitos feitos de mel, possuem a frutose também, que eliminará o álcool do organismo.

Sopa de legumes: tomar uma boa sopa de legumes, ajudará o organismo a repor o sal e o potássio que o corpo perdeu durante o consumo do álcool.

Alimentos aliados: para combater o mal-estar, alguns alimentos podem ajudar bastante, como: maça, melão, pêssego, uva, tangerina, limão, pepino, tomate, alho, cebola e gengibre.

Como curtir o carnaval sem se preocupar com a ressaca depois

Apesar de haverem dicas para curar a ressaca, também é possível evitar que ela aconteça. A melhor forma de beber fugindo do mal-estar da ressaca é:

Beba moderadamente: sim, beba com cautela e sem exageros.

Tome uma colher de azeite: se for beber, tome uma colher de azeite de oliva extra virgem algumas horas antes.

Intercalar com Água: para cada copo de bebida alcoólica, beba uma de água para evitar a desidratação.

Beber de estômago vazio: nunca faça isso, sempre se alimente antes, mas evite comidas pesadas. Sucos naturais também podem ajudar.

Carvão Vegetal: tome 1g de carvão ativado antes de consumir álcool.

Comer algo com gordura: coma um pedaço de queijo amarelo por exemplo, a cada copo de bebida.

Por que temos Ressaca?

Porque bebemos álcool em exagero. Mas isso, nós já sabemos né. O que não sabemos, é como o corpo reage com o consumo do álcool e o que acontece.
O álcool depois de ingerido, para ser eliminado do organismo, precisa ser transformado. O fígado tem a função de transformá-lo: primeiro em acetaldeído e depois em ácido acético. E essa substância (acetaldeído) é ainda mais tóxica que o álcool. Porém, essa transformação demora muito para ser feita pelo fígado, então o álcool e o acetaldeído continuam a circular pelo organismo até se tornarem ácido acético.
O acetaldeído é uma substância tóxica que se deposita em vários órgãos, exercendo toxicidade e provocando os sintomas da ressaca. Além disso, durante o metabolismo desse excesso de álcool, o corpo não libera o açúcar no sangue em situações de jejum, podendo causar hiperglicemia. O álcool também faz com que seja eliminada mais água, podendo causar também desidratação.