Tomar a decisão certa quando se trata de escolher a cadeira de rodas ideal não é uma tarefa fácil, pois depende de diversas variáveis que vão desde as necessidades específicas de cada usuário até o tipo de lesão sofrida. Pensando nisso, separamos algumas informações que podem facilitar a escolha da cadeira de rodas ideal para você.

As cadeiras de rodas podem ser recomendadas por fisioterapeutas e médicos por diversos motivos. Elas pretendem facilitar a vida de quem fez cirurgias que restringem a locomoção, para quem sofreu lesão modular, para idosos com dificuldades em caminhar e até mesmo para portadores de certas doenças.

Com os avanços da tecnologia assistiva, a gama de modelos de cadeiras de roda cresceu consideravelmente. Hoje em dia já é possível encontrar modelos motorizados, reclináveis e até mesmo comandados por impulsos mentais. Cada modelo é indicado para um certo tipo de necessidade, confira exemplos:
A cadeira de roda monobloco
As cadeiras de roda monobloco são uma solução ideal para quem necessita de maior mobilidade e independência na locomoção. Por ser mais leve e compacta, demanda menos esforços para movimentação e permite manobras em espaços reduzidos.

Cadeira de rodas dobrável em X simples ou duplo:

Recomendada para pessoas com maior dependência, esta cadeira possui estrutura constituída por duas partes laterais unidas por tubos em formato de X, localizado sob o assento. Oferece mais estabilidade para o corpo.

Cadeiras de roda motorizada:

Conduzidas por seu usuário através de um joystick, as cadeiras motorizadas oferecem auxilio de postura e mobilidade para pessoas com habilidade motora nas mãos e nível de compreensão preservado para dirigi-la.

Cadeira com levante elétrico:

Indicadas para pessoas que necessitam de cuidados diferenciados para melhoria de funções digestivas, respiratórias e circulatórias.

A escolha da cadeira de rodas deve ser feita acima de tudo com base em muita pesquisa e diálogo entre o paciente, seu cuidador e o profissional encarregado de seu tratamento. É necessário salientar que a cadeira de rodas ideal é aquela que oferece a melhor qualidade de vida para quem a usa, portanto é fundamental que familiares e cuidadores se atentem a este fato.