Colágeno é uma tripla hélice de cadeia de aminoácidos que compõe as fibras de sustentação do corpo. É a proteína mais abundante do corpo humano, representando 30 a 35% do total de proteína, sendo o maior constituinte do tecido conectivo (pele, tendões, cartilagem e ossos). O colágeno é sintetizado pelos fibroblastos (células dapele), condrócitos (células da cartilagem) e osteoblastos (células ósseas). O colágeno é uma importante proteína da pele pois ele ajuda a manter os tecidos conjuntivos fortes e as articulações se movendo suavemente. É responsável também pela coesão, elasticidade e regeneração de todos os tecidos.

Os peptídeos de colágeno, são cadeias menores de aminoácidos, com peso molecular entre 2.000 e 5.000 Da. São obtidos da hidrólise enzimática do colágeno nativo derivado de tecidos conectivos animais, com um alto teor dos aminoácidos hidroxiprolina, glicina e prolina. Daí vem o nome Colágeno Hidrolisado. As pesquisas mostram que o consumo de Colágeno hidrolisado é segura e apresenta alta biodisponibilidade.

À medida que envelhecemos, ocorre uma redução na produção de colágeno, devido a diminuição da taxa de renovação dos fibroblastos e a quantidade secretada por estas células, dessa forma a pele perde firmeza, se torna flácida e aparecem as tão indesejadas rugas.

A suplementação visa estimular a produção do colágeno no nosso corpo. Essas moléculas podem agir como mensageiros, promovendo a síntese e reorganização de novas fibras de colágeno, melhorando a firmeza e a elasticidade da pele, assim como o metabolismo da cartilagem. A ingestão de colágeno hidrolisado pode beneficiar todas essas estruturas.

O colágeno hidrolisado pode ser encontrado facilmente para suplementação:

- em pó para mistura em bebidas,

- em shakes,

- em gomas

- em chocolates

- em chás 

- em cápsulas.

Você também pode solicitar ao seu nutricionista receitas de fórmulas para serem manipuladas com este suplemento.

Além do conhecido Colágeno Hidrolisado há também a opção do Collys ®, um peptídeo de colágeno extraído de espécies marinhas francesas, considerados por muitos especialistas mais eficazes no tratamento das rugas em relação às matérias-primas de origem bovina. Sua cadeia é menor (<2.000 Da) o que resulta numa maior disponibilidade no organismo.

Os efeitos do colágeno hidrolisado é potencializado pela presença de vitamina C, cofator importante para a síntese de colágeno.

As doses recomendadas de colágeno hidrolisado são entre 8 a 10g por dia. Pode ser associado a vitamina C, entre 100 a 200 mg ao dia.

Restrições ao uso: Pacientes com problemas renais e hepáticos, ou outros que possuem dietas com restrição de proteína.

Referências Bibliográficas

(1) Ichikawa S et al. Hydroxyproline-containing dipeptides and tripeptides quantified at high concentration in human blood after oral administration of gelatin hydrolysate. Int J Food Sci Nutr. v. 61, n.1, p.52-60, 2010.
(2) Clark KL et al. 24-Week study on the use of collagen hydrolysate as a dietary supplement in athletes with activity-related joint pain. Curr Med Res Opin. v. 24, n.5, p.1485-96, 2008.
(3) Benito-Ruiz P. A randomized controlled trial on the efficacy and safety of a food ingredient, collagen hydrolysate, for improving joint comfort. Int J Food Sci Nutr. v.60, n.2, p.99-113, 2009.
(4) Trc T & Bohmová J. Efficacy and tolerance of enzymatic hydrolysed collagen (EHC) vs. glucosamine sulpha­te (GS) in the treatment ofknee osteoarthritis (KOA). Int Orthop. v.35, n.3, p.341-8, 2011.
(5) Jiang J-X, et al. Collagen peptides improve knee osteoarthritis in elderly women - A 6-month randomized, double-blind, placebo-controlled study. Agro Food Industry Hi Tech, v. 25, p19-23, 2014.