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Alimentos funcionais são aqueles alimentos ou ingredientes que oferecem diversos benefícios à saúde, além das suas funções nutricionais básicas e tradicionalmente conhecidas. Inclusive, podem reduzir o risco de algumas doenças, sejam elas crônicas, ou câncer e diabetes por exemplo.
Contudo, vale ressaltar que esses alimentos não funcionam como medicamentos. Para que seus benefícios sejam alcançados, é necessário consumi-los de forma regular. Outra dica fundamental é: para que suas vantagens sejam eficazes para a saúde, o consumo precisa ser combinado com uma dieta equilibrada e balanceada.
Vamos conhecer alguns alimentos, seus benefícios e alguns compostos funcionais presentes neles.


1 - Soja e derivados

As sojas possuem Isoflavonas, que tem ação estrogênica e ajuda na redução de sintomas da menopausa, diminui o risco do desenvolvimento de câncer e combate doenças cardiovasculares. Além disso, possuem proteínas que servem para reduzir os níveis de colesterol.


2 - Peixes Frescos

Os peixes, como: sardinha, salmão, atum, anchova possuem ácidos graxos ômega 3 que trazem benefícios como a redução do colesterol LDL e têm ações anti-inflamatórias. É também indispensável para o desenvolvimento do cérebro e da retina de recém-nascidos. Lembrando, é claro, que não é recomendável que seja consumido frito.



3 - Azeite de Oliva

O azeite possui ômega-9, que também auxilia na redução do LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom) e melhora o processo digestivo de outras gorduras. Além disso, ele possui ação antioxidante, que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e contra alguns tipos de câncer. É aconselhável o consumo de uma colher de sopa por dia.

4 - Chá Verde

O chá-verde, de preferências os naturais, auxiliam na prevenção do câncer e tumores malignos, reduzem o colesterol, estimulam o sistema imunológico, além de retardar o envelhecimento.
O chá verde possui catequina que tem forte ação antioxidante, antimicrobiana, atua na prevenção do diabetes e na prevenção de doenças neurodegenerativas. Essa substância pode ser encontrada também em: cerejas, amoras, framboesas, uva roxa e vinho tinto.

5 - Cereais Integrais

Os cereais integrais possuem fibras solúveis e insolúveis, que reduzem o risco de câncer de cólon, melhora o funcionamento intestinal e ajudam no controle da glicemia. Além dos cereais integrais como aveia e farela de trigo, você encontra as fibras também em leguminosas como soja, feijão e ervilha, assim como em hortaliças com talos e frutas com casca.

6 - Tomate

O tomate reduz o risco de aterosclerose e doenças cardíacas. Além disso, ele possui flavonoides que são compostos químicos que possuem ação antioxidante, anti-inflamatória e promovem a vasodilatação. Esse composto também é encontrado em pimentões, alcachofra, cereja e frutas cítricas.



7 - Alho e Cebola

O alho e a cebola possuem Sulfetos alílicos (alilsulfetos) substância antioxidante e antimicrobiana. Ajudam a reduzir doenças cardiovasculares, a pressão arterial e previnem o câncer gástrico. Além de melhorar o sistema imunológico.